Devido às técnicas de tratamento por nós utilizadas, raramente indicamos cirurgia da ATM.

Só indicamos após esgotados todos os meios possíveis para melhorarmos os problemas de ATM, utilizando métodos não invasivos. Mas, quando necessária, é utilizado, técnicas cirúrgicas modernas em que utilizamos para acessar a articulação, incisões pequenas, na maiorias dos casos, diminuindo o risco de infecções e o tempo de recuperação, diferentemente das cirurgias tradicionais, em que se fazia uma incisão grande, com risco de lesar o nervo facial, nervo motor que comanda, o movimento de algum dos músculos do rosto, podendo causar, uma paralisia facial.

Subluxação da articulação temporo mandíbular.

Quando indicamos a cirurgia da ATM? Indicamos tratamento cirúrgico da ATM (artroscopia), quando no exame inicial e na radiografia, visualizamos alterações patológicas (tumores, cistos, por exemplo) ou nesse exame preliminar, vemos que, com o tratamento não cirúrgico, possivelmente não obteremos resultados satisfatórios. É raro indicarmos cirurgia, pois a maioria dos sintomas da ATM (sintomas articulares, como estalos ou crepitações, subluxação da ATM ) são passíveis de serem tratados, por via não cirúrgica.

Também pode ser indicado, após o uso e placas miorrelaxantes, para tratamento da ATM, cirurgias corretivas dos dentes, face e mandíbula (chamadas de cirurgia ortognática). Essa cirurgia, é indicada para aqueles casos em que é necessário fazer uma correção dentária e vemos que só com o tratamento ortodôntico não obteremos resultados satisfatórios. Normalmente, esse tipo de cirurgia, é feito em conjunto, com o tratamento ortodôntico.

Obs: Mesmo após a cirurgia na ATM, temos de recuperar, a posição de conforto, dento, muscular e articular, com o uso de placas ou aparelhos mio relaxantes.

Sinto dor de ouvido e não encontro a causa. R: As dores nas articulações temporomandibulares, podem causar dor reflexa, dentro dos ouvidos, mas, na realidade, elas podem estar sendo originadas “à frente do ouvidos”. Esse problema, já é indicação de algo, não esta indo bem. Mas, só isso não indica, que é preciso cirurgia artroscópica da ATM.

Tenho dor de cabeça (enxaqueca ou cefaleia) e tonturas, que pioram quando fico nervoso (a). R: Quando, estamos sobre estresse geralmente, inconscientemente, apertamos ou rangemos os dentes, aumentando a fatiga e dor, nos músculos. São as dores de cabeça, do tipo das enxaquecas e cefaleias tensionais ou emocionais. A causa, desses sintomas, não são as articulações temporomandibulares.

Desde 1954, no diagnóstico, tratamento e estudos. (essa técnica, de diagnóstico e tratamento, foi trazida, dos Estados Unidos, através do Dr JJ Barros)